Planejamento Tributário para Startups
Atualizado: 29 de Mar de 2020

Atualmente, a palavra do momento é ela: STARTUP. Mas você sabe o que ela significa? Confesso, que tive que estudar, para atender alguns clientes, e por isso, venho aqui compartilhar com vcs. Startup é uma empresa emergente
😲 Calma!
Ela tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio escalável, repetível, em condições de extrema incerteza, ao redor de um produto, serviço, processo ou plataforma, ou seja, construir uma ideia e revolucionar.
Agora como todo negócio, existem Tributos a serem recolhidos, e foi por isso, que depois do trabalho, decidi vir aqui compartilhar. Para que o negócio dê certo, é necessário que os custos possam ser reduzidos, para que a margem de lucro possa ser apreciada, visto que uma startup requer tempo, para que todos possam conhecer seu produto ou seu serviço único.
Realizar um planejamento tributário para a startup é essencial para a economia de recursos, ou seja, quanto mais dinheiro economizado, maior a possibilidade de investimento. Quanto mais investimento, mais a startup cresce e se consolida. Isso é o que busca todos aqueles que buscam criar e montar uma startup.
Agora, vamos ao que interessa! adotar práticas legais, tô falando em elisão, que reduzem a incidência de impostos sobre a atividade. Uma medida fundamental do planejamento é a escolha do regime tributário de uma startup. Tudo começa por ele...
E vamos as opções:
1⃣ Simples Nacional - olha aí ele 😍Regime simplificado de tributação. Aplicado para as Micro e Empresas de Pequeno Porte. Com um documento único de arrecadação, o contribuinte recolhe mensalmente os 8 (oito) tributos das atividades econômicas. Vamos lembrar?🤔 (IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/PASEP, ICMS, ISS e Contribuição Patronal Previdenciária).
2⃣Lucro Presumido - (meu favorito) ❤ nele os impostos são calculados a partir de uma estimativa do lucro. 😍😍😍Ele tem vantagens e desvantagens isso vai depender do lucro apurado no resultado do exercício. Isso porque o cálculo é feito considerando um lucro como o nome cita presumido. 😧
Agora o
3⃣Lucro Real - um pouco mais rígido, para não falar mais criterioso. Esse regime é obrigatório para algumas empresas, viu. O cálculo é feito pelo valor real do lucro.