Declaração de Imposto de Renda do Motorista do UBER, 99 e Táxi

Atualizado: 29 de Mar de 2020


Neste 2º dia da Semana do Imposto de Renda 2020, eis que trazemos um assunto muito importante para todos os motoristas de aplicativos e táxi.


Você sabia que o motorista de UBER, 99, e taxista estão obrigados a declarar o imposto de renda 2020?


E se você é um deles, ou conhece alguém, indique este artigo para que ele saiba como deve declarar.


O Motorista do UBER, 99 e taxista estão obrigados a declarar o imposto de renda 2020, ressaltamos que todo motorista é um profissional autônomo, sem vínculo empregatício, que recebem rendimentos de pessoas físicas intermediados pela empresa do aplicativo, salvo o taxista, este que quando conveniado a uma empresa, passa a prestar serviços a ela.


Salientamos que estes motoristas estão sujeitos ao recolhimento mensal do Imposto de Renda através do carnê-leão. Para isso é necessário que o motorista some o valor de todas as corridas. Se ficar dentro do limite de isenção mensal, ou seja, R$ 1.903,98, não precisa recolher o Imposto de Renda daquele mês. Mas, se ultrapassar, será necessário gerar o DARF para realizar o pagamento do imposto de renda até o último dia útil do mês seguinte, verificando sempre a tabela progressiva do tributo.


Ressaltamos que toda a movimentação no carnê-leão, poderá ser transportada para a declaração de imposto de renda.

Destacamos, que para o motorista de UBER, 99, e taxista, que não recolhem o imposto de renda devido ao longo de 2019, deve fazer de forma imediata, para evitar penalidade de multa e ainda malha fina.


O motorista de UBER, 99 e taxista devem baixar o programa carnê-leão e lançar todos os valores recebidos em 2019, mês a mês. Informamos que o sistema irá calcular de forma automática o imposto já acrescido 1% ao mês, mais uma multa de 0,33% ao dia, referente a juros e multas, esta que é limitada a 20% do imposto devido.


Importante: A UBER, 99 e ASSOCIAÇÕES DE TAXISTAS, são obrigadas a fornecer documento com o detalhamento das corridas de cada motorista.


Todavia, quando o motorista de aplicativo e taxista, for exporta o carnê - leão para a declaração do imposto de renda, não pode deduzir os valores descritos em livro-caixa, ou seja, do carnê-leão, como por exemplo suas despesas, porquê a lei do Imposto de Renda reduz a base tributável em até 60% para compensar os gastos que o motorista tem.


Declaração do Motorista do UBER, 99, Taxista entre outros motoristas de aplicativos.

1º passo: Regularizar o carnê-leão, como já falado acima;

2º passo: Importar os dados do carnê-leão, para a declaração de imposto de renda, assim, todos os rendimentos tributáveis informados no carnê-leão 2019 serão lançados automaticamente na ficha "Rendimentos tributáveis recebidos de PF/Exterior", na aba "Rendimentos do trabalho não assalariado" da declaração do Imposto de Renda 2020;

3º passo: Calcular e informar os rendimentos isentos, lançando na aba "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", no campo "24 - Rendimento bruto, até o máximo de 40%, da prestação de serviços decorrente do transporte de passageiros;

4º passo: Informar as outras fontes de renda, somando tudo, para a aba tributáveis;

5º passo: Após informar todas as rendas tributáveis, o programa irá deduzir as despesas permitidas por lei, e somente após, irá aplicar a tabela progressiva anual do Imposto de Renda, de forma automática, e então, abatendo o que já foi pago através carnê-leão ao longo do ano e se tiver saldo a pagar, já informando valor para emissão do DARF.


Então é isso.

Se você curtiu, deixe seu like, em caso de dúvidas, não esqueça de comentar, e se conhece alguém que precisa ler este artigo, compartilha.


#sintonizeeducaçãofiscal #rkedufiscal #direitotributário



12 visualizações0 comentário
® Ragelia Kanawati - Educação Fiscal®

© 2020 by Ragelia Kanawati - Educação Fiscal 

Todo o conteúdo publicado neste site é protegido pelas leis de direitos autorais, a reprodução parcial ou total é autorizada desde que com a devida referência. Lei 9610/98

Av. Eduardo Ribeiro, 620, Edifício Cidade Manaus

Sala 308, 3º andar, Centro, CEP 69010-001

Manaus/Amazonas

Telefone: (92) 3083-0080 

WhatsApp: (92) 99231-5646

  • Facebook ícone social
  • Spotify ícone social
  • Twitter ícone social
  • SoundCloud ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social