Declaração de Imposto de Renda do Corretor de Imóveis

Atualizado: 29 de Mar de 2020


Neste 7º e último dia da Semana do Imposto de Renda 2020, eis que trazemos um assunto muito importante para todos os corretores de imóveis.


Você sabia que os corretores de imóveis estão obrigados a declarar o imposto de renda 2020?


E se você é um deles, ou conhece alguém, indique este artigo para que ele saiba como deve declarar.


Antes de tudo, preciso indicar aqui, as formas como o corretor de imóveis pode atuar, elas podem variar de acordo com cada profissional, lembre-se o intuito aqui é esclarecer como o corretor de imóveis pode declarar o imposto de renda, todavia, para que chegue na tributação dele, é necessário que saibamos como e de onde provem tal receita.


O corretor de imóveis ele pode atuar como autônomo pode ter, o que quase 90% dos casos acontece, nessa modalidade, 100% da comissão da venda de um imóvel, e essa venda pode ser para imóveis na planta que pode ser 1% do valor do imóvel, ou para imóveis já construídos, que pode chegar até o limite de 6%.


Por outro lado, também preciso esclarecer que o corretor de imóveis também pode atuar com as chamadas parcerias de atuação, muitas vezes pactuadas 50% para cada para cada profissional, ou mesmo a parceria entre a imobiliária, onde a comissão passa a ser variável de acordo com o rateio proposto pela imobiliária.


O que importa sobre todo esse conhecimento é fixar que o corretor de imóveis tem sua renda, por meio da chamada comissão, pela venda ou aluguel de imóveis, e sobre isso enseja o imposto de renda.


Para entender como funciona é importante ressaltar que o corretor de imóveis, nada mais é do que um prestador de serviços, e como qualquer outro profissional que não esteja isento do imposto de renda, pode chegar a pagar 27,5% sobre a comissão, incluindo ainda o pagamento de 20% de INSS.


Para os corretores que trabalham de forma autônoma, recomenda-se o uso do carnê-leão, para que mensalmente recolham o imposto de renda de acordo com os rendimentos que recebeu, conforme a tabela progressiva do Imposto de Renda, com as alíquotas variando entre 7,5% a 27,5%, ou seja, quanto maior for a sua renda recebida no mês, maior será a alíquota.


Orientamos que no período da entrega da Declaração de Ajuste Anual do imposto de renda, todo montante recebido pelo corretor de imóveis, deva ser registrado em uma ficha chamada de “Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Física”, discriminando-os mensalmente, ou para que não venha ocorrer falhas com erros no preenchimento, que seja feita a exportação dos dados contidos no carnê-leão, para a declaração, lembrando que o código é 0190.


Informamos que é dever dos corretores de imóveis informarem à Receita Federal o número do CPF dos seus clientes, para que ocorra a transferência de dados do Carnê-Leão para a declaração e não gerar nenhum erro.


Assim, resta claro que os corretores de imóveis como profissionais autônomos, estão sujeitos inclusive ao cumprimento da obrigação acessória do recolhimento mensal do imposto de renda, através do carnê-leão. O que desde logo, facilita muito no ato da declaração, onde basta importar os dados e verificar para poder enviar.


Ressaltamos, que os corretores de imóveis não possuem preferencia no momento da restituição, como ocorre com os professores, por exemplo, salvo se forem idosos.


Então é isso.

Se você curtiu, deixe seu like, em caso de dúvidas, não esqueça de comentar, e se conhece alguém que precisa ler este artigo, compartilha.

#sintonizeeducaçãofiscal #rkedufiscal #direitotributário



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
® Ragelia Kanawati - Educação Fiscal®

© 2020 by Ragelia Kanawati - Educação Fiscal 

Todo o conteúdo publicado neste site é protegido pelas leis de direitos autorais, a reprodução parcial ou total é autorizada desde que com a devida referência. Lei 9610/98

Av. Eduardo Ribeiro, 620, Edifício Cidade Manaus

Sala 308, 3º andar, Centro, CEP 69010-001

Manaus/Amazonas

Telefone: (92) 3083-0080 

WhatsApp: (92) 99231-5646

  • Facebook ícone social
  • Spotify ícone social
  • Twitter ícone social
  • SoundCloud ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social