GPS

O que é?

A Guia da Previdência Social, a chamada GPS é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizada pela empresa, contribuinte individual, facultativo, segurado especial e empregador doméstico, este último para contribuições referentes às competências 09/2015 e anteriores.

 

Ressaltamos que serve para obrigações referentes às competências 10/2015 e posteriores, foi instituído o regime unificado de pagamento de tributos, de contribuições e dos demais encargos do empregador doméstico (Simples Doméstico), cujo recolhimento é realizado por meio do Documento de Arrecadação do e-Social (DAE) a ser gerado no Portal do e-Social.

Destacamos que os documentos poderão ser pagos diretamente nos bancos conveniados, casas lotéricas, correspondentes bancários, ou mediante débito em conta comandado por meio da rede internet ou aplicativos eletrônicos disponibilizados pelos bancos.

Conheça as modalidades

Indicamos que a Caixa Econômica Federal, indica algumas modalidades para o cumprimento desta obrigação acessória tributária. Vejamos:  

 

  • GPS - Eletrônica

​Para pagamento de uma ou mais guias geradas pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), mediante débito em conta.

Para esse serviço, é necessário cadastrar usuário e senha para acesso e uma assinatura eletrônica na agência da conta da sua empresa.

  • GPS Casas Lotéricas

​As contribuições previdenciárias podem ser realizadas em qualquer casa lotérica, até o limite de R$ 1.000,00. Essa opção possibilita o recolhimento em horário diferenciado do atendimento bancário, conforme horário normal de atendimento da lotérica.

  • GPS Internet

 

​  

​Os recolhimentos à Previdência Social podem ser efetuados diretamente do seu escritório ou da sua casa. Basta optar pelo pagamento da GPS no Internet Banking Caixa​. Para utilização desse serviço, procure o gerente da agência onde possui conta e solicite o cadastramento da assinatura eletrônica.

  • GPS Autoatendimento

​Você também pode efetuar o pagamento da arrecadação previdenciária na Sala de Autoatendimento, em equipamento de autoatendimento instalado nas agências da Caixa​, utilizando o cartão magnético e digitando a senha da conta.

  • GPS Débito em Conta

​Na Caixa​, outra forma de recolher a contribuição previdenciária é utilizar o serviço de débito automático. Cadastrando antecipadamente a autorização para o agendamento do débito, este é realizado mensalmente na conta indicada

Como preencher a GPS

Frisamos que somente aos contribuintes que queiram fazer o preenchimento da GPS de forma manual e para pagamento em dia.

Para pagamentos em atraso, mesmo que de apenas de 1 dia, a rede bancária somente aceitará a GPS gerada com código de barras.

Para o preenchimento manual, indicamos que os campos devem ser preenchidos com os seguintes dados: 

  • CAMPO 1 – Nome do contribuinte, telefone e endereço

  • CAMPO 2 – Data de Vencimento

  • CAMPO 3 – Código de pagamento (consulte na página de cálculo da GPS a sua categoria)

  • CAMPO 4 – Competência (mês/ano de referência do recolhimento no formato numérico MM/AAAA)

  • CAMPO 5 – Identificador: número do NIT/PIS/PASEP do contribuinte

  • CAMPO 6 – Valor devido ao INSS pelo contribuinte

  • CAMPO 11 – Total: Valor total a ser recolhido ao INSS

 
Frisamos que a GPS em carnê sempre deve  preenchida em duas vias (carbonada) e terá a seguinte destinação:

  • a primeira via poderá ficar para controle do agente arrecadador (as casas lotéricas por exemplo não retêm nenhuma via);

  • a segunda via é destinada ao contribuinte para guarda e comprovação do recolhimento.

 
GPS Trimestral

Salientamos aos contribuintes individuais, facultativos e empregadores domésticos, que estiverem contribuindo com base de cálculo sobre o valor do salário mínimo vigente, poderão optar pelo recolhimento trimestral. Observando as seguintes regras:

O valor do recolhimento será o total das contribuições mensais agrupadas por trimestre civil, ou seja:

  • 1º trimestre: janeiro, fevereiro e março (competência março);

  • 2º trimestre: abril, maio e junho (competência junho);

  • 3º trimestre: julho, agosto e setembro (competência setembro); e

  • 4º trimestre: outubro, novembro e dezembro (dezembro).

Ressaltamos que o vencimento será até o dia 15 do mês seguinte ao de cada trimestre civil encerrado, prorrogando-se para o dia útil subsequente, quando não houver expediente bancário na data do vencimento.
 

No caso desta opção (trimestralidade), nas GPS, serão consignadas as competências março, junho, setembro e dezembro, mesmo que a inscrição do segurado tenha ocorrido no segundo ou terceiro mês do trimestre civil.

Aplica-se ao empregador doméstico, relativamente aos empregados domésticos a seu serviço, cujos salários-de-contribuição sejam iguais ao valor do salário mínimo, ou inferiores, nos casos de admissão, dispensa ou fração do salário em razão de gozo de benefício, o mesmo dispositivo da trimestralidade facultada aos contribuintes individuais e facultativos, exceto no que concerne ao recolhimento sobre remuneração de 13º salário, que segue a regra geral. 

Tabela de contribuição mensal

O pagamento é até o dia 15 do mês seguinte àquele a que se refere a contribuição, porém e necessário conhecer a tabela de contribuição mensal, pois é através dela que o contribuinte poderá utilizar para consultar as faixas de salários e respectivas alíquotas de incidência para o cálculo da contribuição a ser paga ao INSS.

As categorias de empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso possuem faixas e alíquotas distintas das de contribuinte individual e facultativo.

Vejamos: 

Para emissão de GPS em dia e atrasada, indicamos clicar no botão abaixo: 

® Ragelia Kanawati - Educação Fiscal®

© 2020 by Ragelia Kanawati - Educação Fiscal 

Todo o conteúdo publicado neste site é protegido pelas leis de direitos autorais, a reprodução parcial ou total é autorizada desde que com a devida referência. Lei 9610/98

Av. Eduardo Ribeiro, 620, Edifício Cidade Manaus

Sala 308, 3º andar, Centro, CEP 69010-001

Manaus/Amazonas

Telefone: (92) 3083-0080 

WhatsApp: (92) 99231-5646

  • Facebook ícone social
  • Spotify ícone social
  • Twitter ícone social
  • SoundCloud ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social